segunda-feira, 28 de setembro de 2009

15º QUINTASOITO - SARAU DO BINHO

Em uma noite fria de primavera o Clariô pegou fogo!
Muita poesia, música, troca de idéias e discussão política.
O QUINTASOITO chegou a ser o primeiro “SEXTAUMADAMANH”!
Foi lindo poder ouvir uma discussão embebida em petróleo da camada Pré-sal (que alterou até mesmo a pressão sanguínea de alguns participantes), se reunir, fazer cultura e principalmente discutir aflorando o senso crítico de todos. Que sejam cada vez mais a flor da pele essas discussões e que mais e mais pessoas clareiem suas mentes nessas rodas de consumo – com-sumo- e produção cultural, com ou sem cnpf, oferecendo sua criação, promovendo o encontro coletivo e proliferando a arte a bordo nas bordas da metrópole!
Que as tampas das panelas se abram e estas pipocas culturais pulem, espalhem-se e façam as bordas tornarem-se um movimento artístico revolucionário!!
Nesta noite mágica, o barril do preto é R$ 48,00, o dinheiro do pré-sal deve ir para as contas dos necessitados, a educação deve ser não reformada, mas sim reformulada.
Zelaia, não sei se deve sair da embaixada, mas de uma coisa eu tenho absoluta certeza: Está próximo o momento em que as pontas desta borda se encontrarão e se espalharão para todos os lados, contaminando grande parte, se não toda a população, com senso crítico a ponto de todos lutarem juntos para mudar a sua realidade, cobrando seus representantes, produzindo e consumindo - consumando - produções culturais de qualidade!
É pessoal... Chegará o dia em que será comum vermos e ouvirmos discussões políticas nos bares, padarias, salões de beleza, sentados no banco da praça, na calçada e, porque não, batendo uma bolinha?
"UTOPIA?"
ACREDITO QUE NÃO. E VOCÊ?
QUEM VIU SARAU DO BINHO CLARIÔ SABE DO QUE ESTAMOS FALANDO!!
E VIVA!

(Alexandre Souza - João)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

registre aqui suas impressões!

Quintasoito e Mostra Mensal de Teatro do Gueto

É visível o movimento cultural ascendente nas periferias de São Paulo. Cada vez mais núcleos artísticos vêm se destacando e ganhando força nos arrabaldes da cidade, fermentando uma estética que tem sido considerada como “própria da periferia”.

O grupo Clariô de Teatro e seu espetáculo “Hospital da Gente” fazem parte desse contexto, porém para o grupo, somente a difusão permanente dos trabalhos não é suficiente para compreender essa “estética própria” e dar força ao movimento. Diante disso o grupo compreende e trabalha com a necessidade de intercâmbio entre os grupos e propõe uma discussão sobre os projetos que cada um desempenha. Surge então o QUINTASOITO:

Desde abril de 2008 o Espaço Clariô abre as portas de sua sede toda ultima quinta-feira do mês para receber núcleos artísticos que atuam nas "beiradas do mundaréu". São encontros onde os convidados apresentam seu trabalho e, ao final, debatem seu processo, sua linguagem, história e pesquisa. Já estamos na 14ª Edição e os resultados têm sido surpreendentes e, cada vez mais interessantes. Os Grupos muitas vezes conseguem repensar seus passos ali e, dali nutrem e reafirmam uma arte que se faz necessária para além do entretenimento e da mercantilização.

A MOSTRA MENSAL DE TEATRO DO GUÊTO nasce em 2009. É uma ramificação do QUINTASOITO, mas desta vez, focada na produção teatral: Todo mês um grupo ou companhia é convidado a ocupar o Espaço Clariô, apresentando seu espetáculo e contando um pouco de sua trajetória.

Refletir sobre o próprio trabalho, compartilhar com outros artistas/pesquisadores/criadores, bem como com a comunidade que se vê representada naquela produção, muda o foco, amplia o movimento com uma a produção mais elaborada do pensar artístico, revelando os porquês e fortificando a necessidade de resistência e reconhecimento de uma arte autêntica e marginalizada.

Estamos tentando...

1ª Mostra de Teatro do Gueto - Parte II

1ª Mostra de Teatro do Gueto - Parte I