quinta-feira, 15 de outubro de 2009

ESTREIA COM MUITA ALEGRIA E BELEZA A 1ª MOSTRA DE TEATRO DO GUETO!

..
FESTA AOS ERÊS!!


.Na celebração às crianças, com a benção de Cosme, Damião e Doum, abrimos a 1ª MOSTRA DE TEATRO DO GUETO, pelo projeto VIRANDO O ANO NO ESPAÇO CLARIÔ, apoiado pelo Prêmio Myrian Muniz ao teatro/2008!

E foi festa mesmo, com direito a distribuição de doces ao final do espetáculo para as crianças da comunidade Santa Luzia!!

Domingo 11 de outubro de 2009 foi um dia especial:
O coletivo Salamandra Teatro e Companhia mostrou que Plínio Marcos também pode se tornar um infantil.
Com a adaptação do romance Na Barra do Catimbó - genialmente executada pelo grande Mestre Paulo Farah André e interpretada pelo próprio Fará e o genial Nei Silva - de um jeito lúdico, a Cia. mostra o nascimento de uma favela que surge do amor de dois foragidos: Catimbó e sua preta Bina, que ao se depararem com um lindo rio de águas cristalinas e um morro tomado pela natureza, decidem lá viver. Surge então o primeiro barraco no morro, que ao poucos foi se tornando uma favela, que mais tarde se chamaria Barra do Catimbó.
Com um cenário simples, mas encantador e bonecos incríveis, Paulo e Nei levam crianças e adultos â uma viagem mágica na vida desta comunidade, com histórias corriqueiras da vida de quem mora na periferia: o bandido que extorque, o político salafrário, o comércio, os amores e também os impactos ambientais provocados pelo crescimento da comunidade que ali se instalou.


As crianças vibraram!!

Tudo às claras, sem rodeios e com uma boa dose de bom humor, sem contar com a atmosfera linda que foi criada no espaço!
Uma lição de cidadania compartilhada com todos os que vêem o espetáculo deste coletivo.
Pedimos aos santos que idéias como esta se multipliquem e que vários outros coletivos com tais propostas surjam e cresçam nas “beiradas do mundaréu”!


E viva!


Nossos parabéns e obrigado à Salamandra teatro e Companhia, que com a direção e iluminação de Wilton Amorim, atuação, cenografia, bonecos e direção musical de Paulo Farah André e Nei Silva, figurino de Ana Maria Carvalho, produziram um espetáculo mágico, contundente,e necessário!!!

Muito axé!

Grupo Clariô de Teatro.

2 comentários:

  1. É por essas e não por outras que a alma não é pequena, e nosso trabalho vale a pena. Parabéns à Salamandra teatro e Companhia, e vamos que vamos pelas "quebradas do mundaréu!"

    ResponderExcluir
  2. Clariô na gente
    clarividência na alma
    claridade nos olhos
    clareza no agir
    coração de todos
    coragem na luta
    recordar a história
    de cor o canto
    acordar para o dia
    amassar o pão
    Virando o ano
    no espaço Clariô
    tem Iaiá tem Ioiô
    tem amor tem fubá
    e música na festa
    pra gente se acabar

    e aquele abraço de
    Paulo Farah
    26/11/2009

    ResponderExcluir

registre aqui suas impressões!

Quintasoito e Mostra Mensal de Teatro do Gueto

É visível o movimento cultural ascendente nas periferias de São Paulo. Cada vez mais núcleos artísticos vêm se destacando e ganhando força nos arrabaldes da cidade, fermentando uma estética que tem sido considerada como “própria da periferia”.

O grupo Clariô de Teatro e seu espetáculo “Hospital da Gente” fazem parte desse contexto, porém para o grupo, somente a difusão permanente dos trabalhos não é suficiente para compreender essa “estética própria” e dar força ao movimento. Diante disso o grupo compreende e trabalha com a necessidade de intercâmbio entre os grupos e propõe uma discussão sobre os projetos que cada um desempenha. Surge então o QUINTASOITO:

Desde abril de 2008 o Espaço Clariô abre as portas de sua sede toda ultima quinta-feira do mês para receber núcleos artísticos que atuam nas "beiradas do mundaréu". São encontros onde os convidados apresentam seu trabalho e, ao final, debatem seu processo, sua linguagem, história e pesquisa. Já estamos na 14ª Edição e os resultados têm sido surpreendentes e, cada vez mais interessantes. Os Grupos muitas vezes conseguem repensar seus passos ali e, dali nutrem e reafirmam uma arte que se faz necessária para além do entretenimento e da mercantilização.

A MOSTRA MENSAL DE TEATRO DO GUÊTO nasce em 2009. É uma ramificação do QUINTASOITO, mas desta vez, focada na produção teatral: Todo mês um grupo ou companhia é convidado a ocupar o Espaço Clariô, apresentando seu espetáculo e contando um pouco de sua trajetória.

Refletir sobre o próprio trabalho, compartilhar com outros artistas/pesquisadores/criadores, bem como com a comunidade que se vê representada naquela produção, muda o foco, amplia o movimento com uma a produção mais elaborada do pensar artístico, revelando os porquês e fortificando a necessidade de resistência e reconhecimento de uma arte autêntica e marginalizada.

Estamos tentando...

1ª Mostra de Teatro do Gueto - Parte II

1ª Mostra de Teatro do Gueto - Parte I