terça-feira, 24 de novembro de 2009

LUZES CAMERA E MUITA AÇÃO !!

LITERALMENTE AÇÃO!

No dia 29 de novembro de 2009, o grupo clario de teatro teve o privilégio de receber em seu espaço, para o décimo sexto quintasoito, os coletivos NCA e CINEBECOS, que produzem e difundem a sétima arte nos recantos periféricos da metrópole.

Com a exibição de alguns curta-metragens, os coletivos demostraram um pouco de seu trabalho junto as comunidades. O que gerou um bom caldo para o debate-papo final.
Era evidente que a discussão brotaria , mas não que seria tão intensa!

Após um pequeno intervalo no final das exibições, os grupos se apresentaram e expuseram seus ideais. Esclareceram dúvidas, numa verdadeira aula sobre cinema que deixou todos entusiasmados!

Oferecer às pessoas de baixa renda a oportunidade de conhecer um cinema de qualidade, não comercial, visando atingir não só a imaginação, mas também o intelecto das pessoas.

Preocupados com a FORMAÇÃO de um público, instigam o conhecimento, dialogam!
Essa é a pratica!

E assim eles seguem guerreiros, trabalhando, agindo e transformando mágoa em grito poético, ou, porque não, irônico? Remexendo a ancestralidade, buscando caminhos palpaveis, com trilhas dificeis.. Mas sem desistir! Conscientes da responsabilidade sobre aquilo que almejam!
Trampo, forma e ação!
Transformação!!!

Nós do Clario agradecemos à esses dois coletivos, pela presença no 16º quintasoito.
Mais um encontro NECESSÁRIO!

Obrigado CINEBECOS!
Obrigado NCA!

Obrigado a todos que acompanham o QUINTASOITO e sabem do que estamos (TODOS) falando!!

Axé !

GRUPO CLARIÔ DE TEATRO!

Um comentário:

  1. Até empresário/produtor tá pintando no pedaço?!
    Vejam só!!!

    ResponderExcluir

registre aqui suas impressões!

Quintasoito e Mostra Mensal de Teatro do Gueto

É visível o movimento cultural ascendente nas periferias de São Paulo. Cada vez mais núcleos artísticos vêm se destacando e ganhando força nos arrabaldes da cidade, fermentando uma estética que tem sido considerada como “própria da periferia”.

O grupo Clariô de Teatro e seu espetáculo “Hospital da Gente” fazem parte desse contexto, porém para o grupo, somente a difusão permanente dos trabalhos não é suficiente para compreender essa “estética própria” e dar força ao movimento. Diante disso o grupo compreende e trabalha com a necessidade de intercâmbio entre os grupos e propõe uma discussão sobre os projetos que cada um desempenha. Surge então o QUINTASOITO:

Desde abril de 2008 o Espaço Clariô abre as portas de sua sede toda ultima quinta-feira do mês para receber núcleos artísticos que atuam nas "beiradas do mundaréu". São encontros onde os convidados apresentam seu trabalho e, ao final, debatem seu processo, sua linguagem, história e pesquisa. Já estamos na 14ª Edição e os resultados têm sido surpreendentes e, cada vez mais interessantes. Os Grupos muitas vezes conseguem repensar seus passos ali e, dali nutrem e reafirmam uma arte que se faz necessária para além do entretenimento e da mercantilização.

A MOSTRA MENSAL DE TEATRO DO GUÊTO nasce em 2009. É uma ramificação do QUINTASOITO, mas desta vez, focada na produção teatral: Todo mês um grupo ou companhia é convidado a ocupar o Espaço Clariô, apresentando seu espetáculo e contando um pouco de sua trajetória.

Refletir sobre o próprio trabalho, compartilhar com outros artistas/pesquisadores/criadores, bem como com a comunidade que se vê representada naquela produção, muda o foco, amplia o movimento com uma a produção mais elaborada do pensar artístico, revelando os porquês e fortificando a necessidade de resistência e reconhecimento de uma arte autêntica e marginalizada.

Estamos tentando...

1ª Mostra de Teatro do Gueto - Parte II

1ª Mostra de Teatro do Gueto - Parte I