terça-feira, 9 de março de 2010

II Negras Vozes Clareando a noite embaixo de chuva!!!!

Em uma bela homenagem ao Solano Trindade, no dia 26 de novembro de 2009, mês da consciência Negra, recebemos no Espaço Clariô a Familia Trindade e os Z´Africa Brazil!
Quem esteve lá pode conferir o tamanho da confraternização!
E não teve chuva que atrapalhasse!
Colocamos uma lona pra proteger da água e o Clariô pegou fogo com esse povo que não sabe fazer outra coisa, senão o bem!!!
Uma aula com a mestra Raquel Trindade, contando a história do pai e a importancia do negro na história da humanidade!
E teve de tudo!!
Carolzinha Teixeira preparou uma maravilhosa instalação na sala vermelha que deixou a todos encantados!!!
Cantamos e louvamos a noite inteira e quase que não acaba mais, tamanha alegria que se instalou!!
Não dá pra traduzir o 17º Quintasoito - Segundo Negras Vozes, que já em 2008, teve foi inesquecível e em 2009... Vixe! Pra ninguém botar defeito!!!
Agradecemos imensamente aos amigos Trindade, Záfrica e Carolzinha, pela generosidade em compartilhar suas criações e lutas e por seguir assim, com tanta competência e dignidade!
O Clariô se incendeia na presença dos nossos e não seria o que é se não fosse por pessoas e artistas como vocês!!
E viva!!
Axalá seja longa, muito longa a caminhada de todos nós!
Abenção Raquel Trindade!!
Todo nosso respeito e Admiração!!
Viva Viva!
Salve e Saravá!!

Grupo Clariô de Teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

registre aqui suas impressões!

Quintasoito e Mostra Mensal de Teatro do Gueto

É visível o movimento cultural ascendente nas periferias de São Paulo. Cada vez mais núcleos artísticos vêm se destacando e ganhando força nos arrabaldes da cidade, fermentando uma estética que tem sido considerada como “própria da periferia”.

O grupo Clariô de Teatro e seu espetáculo “Hospital da Gente” fazem parte desse contexto, porém para o grupo, somente a difusão permanente dos trabalhos não é suficiente para compreender essa “estética própria” e dar força ao movimento. Diante disso o grupo compreende e trabalha com a necessidade de intercâmbio entre os grupos e propõe uma discussão sobre os projetos que cada um desempenha. Surge então o QUINTASOITO:

Desde abril de 2008 o Espaço Clariô abre as portas de sua sede toda ultima quinta-feira do mês para receber núcleos artísticos que atuam nas "beiradas do mundaréu". São encontros onde os convidados apresentam seu trabalho e, ao final, debatem seu processo, sua linguagem, história e pesquisa. Já estamos na 14ª Edição e os resultados têm sido surpreendentes e, cada vez mais interessantes. Os Grupos muitas vezes conseguem repensar seus passos ali e, dali nutrem e reafirmam uma arte que se faz necessária para além do entretenimento e da mercantilização.

A MOSTRA MENSAL DE TEATRO DO GUÊTO nasce em 2009. É uma ramificação do QUINTASOITO, mas desta vez, focada na produção teatral: Todo mês um grupo ou companhia é convidado a ocupar o Espaço Clariô, apresentando seu espetáculo e contando um pouco de sua trajetória.

Refletir sobre o próprio trabalho, compartilhar com outros artistas/pesquisadores/criadores, bem como com a comunidade que se vê representada naquela produção, muda o foco, amplia o movimento com uma a produção mais elaborada do pensar artístico, revelando os porquês e fortificando a necessidade de resistência e reconhecimento de uma arte autêntica e marginalizada.

Estamos tentando...

1ª Mostra de Teatro do Gueto - Parte II

1ª Mostra de Teatro do Gueto - Parte I