segunda-feira, 29 de novembro de 2010

II MOSTRA DE TEATRO DO GUETO

O Grupo Clariô de Teatro é um coletivo que, além de sua investigação estética fun- damentada nos arrabaldes da cidade, procura também dialogar com as inúmeras manifestações artísticas que acontecem nas periferias de São Paulo. O intuito do grupo é conhecer, mapear os artistas que resistem nas áreas afastadas do centro, onde geralmente não existe entusiasmo do poder público, e conseqüentemente, do próprio público, que muitas vezes não reconhece o movimento de arte ao seu redor. Desde 2008, o grupo Clariô realiza o “QUINTASOITO”: Um encontro que ocorre toda ultima quinta-feira do mês com artistas e pensadores de várias áreas, que vão até o espaço Clariô dividir com o grupo, público e comunidade, sua trajetória, arte, e luta. Em 2009, contando com o apoio do Premio Myrian Muniz ao Teatro/2008, o Clariô dedicou-se a criação da 1a MOSTRA DE TEATRO DO GUETO, com o objetivo de, as- sim como o quintasoito, conhecer e dialogar com os grupos e oferecer a região tra- balhos artísticos diferenciados e de qualidade.

Só que agora, com o foco na linguagem Teatral A Mostra deu muito certo, e este ano, mesmo sem apoio, o Grupo decidiu dar conti- nuidade e realizar a

II MOSTRA DE TEATRO DO GUETO, que conta com 5 coletivos, que apresentam tra- balhos com linguagens bem diferentes uma das outras. A Mostra está bem rica. Vale a pena acompanhar e conhecer a caminhada desses grupos.

Viva!


PROGRAMAÇÃO:



01 de dezembro - quarta-feira - 21hs:

02 de dezembro - quinta-feira - 21hs:

03 dezembro - sexta-feira - 21 hs

04 de dezembro - sábado - 15hs.

05 de dezembro - domingo - 15hs.

II MOSTRA DE TEATRO DO GUETO - 2010

Realização : ESPAÇO CLARIÔ

R. Santa Luzia, 96

Lg. do Taboão - Taboào da Serra - SP

informações: 11 0005 5416



Produção Geral:

Martinha Soares

Produção executiva: Mário Pazini, Will Damas

Técnicos: Alexandre Souza (João) e Diego Avelino

Tesouraria:

Naloana Lima

Arte Visual:

Naruna Costa

Agradecimento:

À todos os que cuidam desse jardim!

GRUPO CLARIÔ DE TEATRO

www.espacoclario.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

registre aqui suas impressões!

Quintasoito e Mostra Mensal de Teatro do Gueto

É visível o movimento cultural ascendente nas periferias de São Paulo. Cada vez mais núcleos artísticos vêm se destacando e ganhando força nos arrabaldes da cidade, fermentando uma estética que tem sido considerada como “própria da periferia”.

O grupo Clariô de Teatro e seu espetáculo “Hospital da Gente” fazem parte desse contexto, porém para o grupo, somente a difusão permanente dos trabalhos não é suficiente para compreender essa “estética própria” e dar força ao movimento. Diante disso o grupo compreende e trabalha com a necessidade de intercâmbio entre os grupos e propõe uma discussão sobre os projetos que cada um desempenha. Surge então o QUINTASOITO:

Desde abril de 2008 o Espaço Clariô abre as portas de sua sede toda ultima quinta-feira do mês para receber núcleos artísticos que atuam nas "beiradas do mundaréu". São encontros onde os convidados apresentam seu trabalho e, ao final, debatem seu processo, sua linguagem, história e pesquisa. Já estamos na 14ª Edição e os resultados têm sido surpreendentes e, cada vez mais interessantes. Os Grupos muitas vezes conseguem repensar seus passos ali e, dali nutrem e reafirmam uma arte que se faz necessária para além do entretenimento e da mercantilização.

A MOSTRA MENSAL DE TEATRO DO GUÊTO nasce em 2009. É uma ramificação do QUINTASOITO, mas desta vez, focada na produção teatral: Todo mês um grupo ou companhia é convidado a ocupar o Espaço Clariô, apresentando seu espetáculo e contando um pouco de sua trajetória.

Refletir sobre o próprio trabalho, compartilhar com outros artistas/pesquisadores/criadores, bem como com a comunidade que se vê representada naquela produção, muda o foco, amplia o movimento com uma a produção mais elaborada do pensar artístico, revelando os porquês e fortificando a necessidade de resistência e reconhecimento de uma arte autêntica e marginalizada.

Estamos tentando...

1ª Mostra de Teatro do Gueto - Parte II

1ª Mostra de Teatro do Gueto - Parte I