terça-feira, 9 de março de 2010

Capulanas na Mostra de Teatro do Gueto!!!

Como não se emocionar com diante da obra desse coletivo?!
As Capulanas Cia de Arte negra se instauraram de tal maneira no Espaço Clariô com o espetáculo Solano e suas Negras Poesias, que não há como não recordar e recorrer constantemente às imagens que ficaram cravadas desde sua apresentação!

Delicadeza e contundência!

Com poesia, depoimento, musica e muito conteúdo, esse grupo formado por 4 mulheres (Adriana Paixão, Débora Marçal, Flávia, Rosa e Priscila Preta) e os imãos Zinho e Manuel Trindade, orquestraram uma experiência profunda àqueles que estiveram presentes no dia 13 de dezembro de 2009.

Uma arte que se faz necessária, uma estética pertinente e gritos que precisam ser ecoados!
Fizeram chorar e rir e emocionar o publico que agradeceu pelo presente vivido!!!

Nós também agracecemos a essa Cia. tão corajosa, que é capaz colocar suas dores e lutas em cena com a sutileza que o artista precisa ter pra se fazer ouvir!
Obrigada !
Obrigada!
Obrigada!!
Muita luz na caminhada.
axé!

Grupo Clariô de Tetro.

Um comentário:

  1. Nós que agradecemos pelo imenso carinho e com certza foi inesquecivel a mágica tarde/noite de domingo com garoa, mas muito calor clariano.
    Axé pra nós.

    ResponderExcluir

registre aqui suas impressões!

Quintasoito e Mostra Mensal de Teatro do Gueto

É visível o movimento cultural ascendente nas periferias de São Paulo. Cada vez mais núcleos artísticos vêm se destacando e ganhando força nos arrabaldes da cidade, fermentando uma estética que tem sido considerada como “própria da periferia”.

O grupo Clariô de Teatro e seu espetáculo “Hospital da Gente” fazem parte desse contexto, porém para o grupo, somente a difusão permanente dos trabalhos não é suficiente para compreender essa “estética própria” e dar força ao movimento. Diante disso o grupo compreende e trabalha com a necessidade de intercâmbio entre os grupos e propõe uma discussão sobre os projetos que cada um desempenha. Surge então o QUINTASOITO:

Desde abril de 2008 o Espaço Clariô abre as portas de sua sede toda ultima quinta-feira do mês para receber núcleos artísticos que atuam nas "beiradas do mundaréu". São encontros onde os convidados apresentam seu trabalho e, ao final, debatem seu processo, sua linguagem, história e pesquisa. Já estamos na 14ª Edição e os resultados têm sido surpreendentes e, cada vez mais interessantes. Os Grupos muitas vezes conseguem repensar seus passos ali e, dali nutrem e reafirmam uma arte que se faz necessária para além do entretenimento e da mercantilização.

A MOSTRA MENSAL DE TEATRO DO GUÊTO nasce em 2009. É uma ramificação do QUINTASOITO, mas desta vez, focada na produção teatral: Todo mês um grupo ou companhia é convidado a ocupar o Espaço Clariô, apresentando seu espetáculo e contando um pouco de sua trajetória.

Refletir sobre o próprio trabalho, compartilhar com outros artistas/pesquisadores/criadores, bem como com a comunidade que se vê representada naquela produção, muda o foco, amplia o movimento com uma a produção mais elaborada do pensar artístico, revelando os porquês e fortificando a necessidade de resistência e reconhecimento de uma arte autêntica e marginalizada.

Estamos tentando...

1ª Mostra de Teatro do Gueto - Parte II

1ª Mostra de Teatro do Gueto - Parte I